__________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ MUCABA ANGOLA C.CAÇ.2613: MEMÓRIAS SOLTAS DE UM EX-COMBATENTE 7

2006-04-03

MEMÓRIAS SOLTAS DE UM EX-COMBATENTE 7

DESEMBARQUE EM LUANDA

Chegada a Angola, desembarcamos no porto de Luanda no dia 6 de Dezembro de 1969, o que totalizou 12 dias de viagem de Lisboa a Luanda, do porto de Luanda seguimos num comboio de mercadorias até ao Grafanil, que era uma espécie de campo de concentração, o que me fez lembrar a 2ª guerra e o transporte dos judeus para os campos de concentração, com uma diferença, não íamos trancados nem em cima uns dos outros, e no Grafanil não havia fornos crematórios, os campos da morte eram as matas mais a norte e a leste de Luanda.

No Grafanil havia várias companhias aguardando transporte para os vários locais onde iríamos render os camaradas que já tinham completado o tempo de comissão e outros que já tinham ultrapassado esse tempo.

Depois de nos serem indicadas as casamatas em que ia-mos passar alguns (poucos) dias até ser organizado o transporte para o destino de cada companhia, nessa primeira noite fomos dispensados para ir visitar a cidade de Luanda que ficava a alguns quilómetros, se bem me lembro, uma camioneta militar levou-nos lá, mas o regresso seria por nossa conta. Fomos jantar, mas sem que antes nos tivesse-mos encharcado de cerveja e camarão que era barato, fomos para um restaurante que estava apinhado de militares e civis, o ambiente estava tão pesado com uma temperatura a todos os níveis alta, cheio de fumo, comecei a ficar indisposto e pouco comi, vim para a rua, a cerveja começava a fazer o seu efeito não me preocupei pois estava com o Zé da Costa, e ele tomava conta de mim, não sei como fui para o Grafanil sei que acordei de madrugada em cima de uma cama, nem sei se era a minha, mas isso também não importava muito, foi a minha primeira grande bebedeira em África.