__________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ MUCABA ANGOLA C.CAÇ.2613: MEMÓRIAS SOLTAS DE UM EX-COMBATENTE 9

2006-05-13

MEMÓRIAS SOLTAS DE UM EX-COMBATENTE 9

MARIBONDOS
É verdade meus amigos ! A memória prega-nos estas partidas, é que não há maneira de me recordar de muitos nomes, e um deles que agora me queria recordar era do nosso Furriel o que está neste grupo de combate salvo erro, era Açoriano... Bem, deve haver quem se lembre.

Esta fotografia faz-me lembrar de dois momentos algo caricatos se não tivessem sido um pouco trágicos. Uma foi no decorrer de uma operação na Serra de Mucaba quando o furriel deu inadvertidamente com a coronha da G3 num velho tronco, e que logo de seguida fomos atacados por um enxame enorme de abelhas africanas , que salvo erro se chamam Maribondos, e que picam terrivelmente, as dores são insuportáveis. Acontece que o bom do " Nosso Furriel " foi terrivelmente castigado por ter incomodado as nossas amigas, aliás todos fomos, e nessa altura esquecemos todas as normas de segurança, e corremos mata a fora para tentar escapar de algum modo às terríveis picadas.

No final da nossa corrida havia um rio, o furriel já com a cabeça toda inchada das picadas, atirou-se à água e ficou submerso, mas as ditas cujas abelhas que o perseguiam, pairavam sobre a água e assim que ele vinha à tona eles atacavam de novo, aqui vem a parte trágica pois o pobre do furriel, (mas como é que ele se chamava mesmo?) pedia que lhe dessem um tiro. Na minha bolsa de enfermagem tinha apenas cinco ampolas (injecções ) de Fenergan um anti-alérgico, e todos estavam picados, dei uma inteira ao furriel que era o que estava pior, e as outras dividi por os que estava a seguir em pior estado, foi a primeira vez que me injectei a mim próprio, os restantes tomaram comprimidos do mesmo.

O segundo caso, mais uma vez peço desculpa se estiver enganado, foi quando o camarada que está em primeiro lugar à esquerda na foto, e que salvo erro, tinha o apelido de Mota? pisou uma mina anti-pessoal num trilho da Serra da Ambuila, e que só rebentou o detonador, nessa noite ele não pregou olho, ( e não era para menos... ) e eu também porque de vez em quando lá ia eu ver como ele estava, e depois durante 3 dias não falou com ninguém.

Este caso eu não o tenho bem presente na memória mas creio que foi assim como estou a contar.